A noite dessa terça-feira (24) foi de indignação para moradores de diversos bairros em Patos de Minas. O Patos Hoje recebeu relatos, vídeos e fotos de incêndios em lotes vagos no Bairro Laranjeiras, Jardim Esperança, Avenida JK, Várzea, Sol Nascente e Morada do Sol. Além dos danos ao meio ambiente e a sujeira provocada pela fumaça e fuligem, as queimadas causam danos à saúde das pessoas.

No Bairro Laranjeiras, moradores indicaram que o incêndio foi ateado criminosamente para limpar os lotes vagos existentes na região. A queimada atingiu pelo menos 7 lotes, deixando um rastro de sujeira pela vizinhança. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para atender a ocorrência, mas não conseguiu ir até o local.

No Bairro Sol Nascente, um vizinho relatou que houve outro incêndio criminoso na Rua Sebastião Carrilho de Lima em frente ao número 381. Ele contou que uma pessoa está tentando acabar com uma árvore e por isso está colocando fogo nela, com isso as chamas se alastraram pela mata existente no local.

No Bairro Várzea, em frente à Escola Municipal Frei Leopoldo, houve mais uma queimada de grandes proporções. Próximo à Avenida Marabá, uma nova queimada. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, foi feito um mutirão com 3 equipes para combater os incêndios florestais seguindo o critério de prioridade. “Assim que uma equipe acabava, ela ia para outro incêndio ou apoiava outra equipe”, esclareceram.

Apesar de muitos moradores suspeitarem de que os incêndios possam ter sido criminosos e com possível ligação entre eles, os bombeiros não identificamos nenhuma ligação entre eles. Os bombeiros disseram que já faz quase uma semana que choveu e nessa terça fez muito calor durante o dia inteiro, o que fez com que as condições para incêndio em vegetação voltassem a ficar críticas. Eles destacaram que qualquer fogo pode se alastrar e provocar uma queimada.

E teve mais nesta quarta-feira (15). Um incêndio em vegetação foi registrado próximo ao Tiro de Guerra em Patos de Minas. O fogo, que se alastrou rapidamente, consumiu aproximadamente 1500 metros quadrados de área. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para a ocorrência, mobilizando um total de quatro militares. A equipe agiu de forma rápida e eficaz, conseguindo debelar as chamas antes que se espalhassem ainda mais. As causas de mais esse incêndio ainda não foram solucionadas. O Corpo de Bombeiros reforçou a importância de cuidados com a vegetação e solicita que a população permaneça atenta a qualquer sinal de fogo na área.

Essas queimadas têm causado inúmeros danos e deixado os moradores indignados. Além de destruir árvores e matar aves e animais, a fumaça e fuligem deixam as residências com um rastro de sujeira. Sem falar que os incêndios prejudicam a saúde das pessoas, principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.