Nesta sexta-feira (30), as equipes do 12º Batalhão de Bombeiros Militar atenderam a um grande incêndio em um terreno particular, próximo ao perímetro urbano, que queimou uma área considerável de mata ciliar do Rio Paranaíba. O incêndio ainda ameaçava o Parque Ecológico existente entre os bairros Vila Rosa e Jardim Paulistano. As equipes com uso de técnicas e equipamentos específicos conseguiram controlar a queimada antes que atingisse o Parque.

Ainda nesta sexta-feira, uma equipe esteve no município de Tiros onde combateram uma queimada na área rural. O incêndio destruiu uma área de cerca de 21 hectares de mata e pastagem.

E não parou por aí. Nessa quinta-feira (29), as equipes atenderam a um grande incêndio em uma fazenda em Patos de Minas, local fica no perímetro urbano entre os bairros Residencial Monjolo e Jardim Vitória. O incêndio atingiu uma área de aproximadamente 18 hectares e deu trabalho aos militares que tiveram que atuar no local por cerca 5 horas ininterruptas para combater os focos.

Além de causar danos ao meio ambiente, prejudicando a fauna e a flora, as queimadas prejudicam a saúde da população. A fumaça das queimadas nesse momento de umidade relativa do ar baixa pode acentuar a  sensação de sequidão e agravar problemas respiratórios, sem falar na irritação da garganta e possibilidade de sangramento do nariz.