Parece piada, mas é verdade. A Lagoa do Patão pegou fogo na tarde dessa segunda-feira (09). A queimada destruiu boa parte da mata nativa existente nas margens e trouxe transtornos, principalmente para os moradores do bairro Planalto. O Corpo de Bombeiros teve que ser acionado e enfrentou dificuldades para conter as chamas.

De longe era possível ver a nuvem de fumaça. A queimada começou do outro lado da enorme Lagoa e se alastrou rápido. Moradores que ficam às margens da represa ficaram assustados. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. Caminhão bomba e abafadores foram usados para evitar que o fogo se alastrasse.

Depois de quase duas horas de trabalho, os bombeiros conseguiram controlar a queimada, mas o transtorno aos moradores não parou por aí. Uma nuvem de fumaça ficou estacionada em cima da lagoa e cobriu praticamente todo o bairro Planalto. Um sufoco que dificultava até para conversar.

A Lagoa do Patão é uma área de preservação, mas tem sofrido com a ação do tempo. Nesta época do ano, ela fica praticamente sem água. O Patos Hoje já denunciou a presença de animais pastando no local, mas o problema continua acontecendo até hoje. No meio da fumaça, era possível ver uma vaca pastando.

A pessoa que provocou a queimada não foi identificada. Ela poderia ser presa em flagrante pela prática de crime ambiental. As queimadas trazem enormes prejuízos para o meio ambiente.