Os proprietários de imóveis rurais têm somente até esta quinta-feira, 30 de setembro para fazerem a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural, o ITR. A declaração pode ser feita pela página da Receita na internet ( www.receita.fazenda.gov.br ), entregue em disquete nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica ou em formulário nos Correios, ao custo de R$ 3,20.

A agência da Receita Federal de Patos de Minas, que atende 18 municípios da região, espera receber 40 mil declarações até o fim do prazo. Até esta terça-feira (28), apenas 70% dos proprietários de terra já haviam cumprido com a obrigação. A multa para quem perder o prazo de entrega da declaração é de 1% ao mês sobre o imposto devido, cujo valor não pode ser inferior a R$ 50,00.

Os produtores que possuem área superior a 200 hectares devem entregar a declaração obrigatoriamente pela internet. O chefe de atendimento da Receita Federal de Patos de Minas, Juliano Magalhães, lembrou que, quem adquiriu propriedades rurais recentemente e ainda não fez o cadastro deve procurar a Receita Federal para não ter problemas no futuro.