A decisão foi tomada na última semana durante assembleia estadual realizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A categoria avaliou a proposta apresentada pelo governo Anastasia e decidiu voltar a discutir a questão no próximo dia 22 de junho (terça) em nova assembleia a ser realizada, no Pátio da ALMG, às 14 h.

Até lá, acontecem várias assembleias regionais sob organização das subsedes para discussão e análise da proposta apresentada pelo governo. Os professores de Coromandel com destino à capital saem nessa segunda (21), da Praça Abel Ferreira, às 23h. Passando por Abadia dos Dourados e Monte Carmelo, profissionais dessas cidades também estarão em Belo Horizonte. Segundo a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, há entraves, por exemplo, em relação à proposta de aumento da jornada de trabalho de 24 horas para 30 horas semanais, pagamento em parcela única do salário junto com as gratificações e também em relação à data de 1º de março de 2011 para que a nova política salarial entre em vigor, dentre outros itens.


A educação é o tema prioritário e central do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). A afirmação foi feita na quinta (21) pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e secretário executivo do CDES, Alexandre Padilha, na abertura da reunião do colegiado, no Palácio Itamaraty (em Brasília), para discutir a agenda do novo ciclo de desenvolvimento do país. "O Brasil consolida (por meio do CDES) um novo modelo, não a partir de preceitos teóricos, mas pelo debate democrático de muitos anos de troca de divergências e discussões políticas", disse Padilha. Segundo o ministro, dessas discussões saíram nove pontos consensuais. O primeiro é buscar novos horizontes para a educação, um tema prioritário e central, "seja na qualificação, seja no fomento à inovação, criatividade e produção nacional".


A sociedade espera mudanças rápidas em relação à educação, muito se fala, e na prática não vemos resultados definitivos. Como disse o ministro, o governo federal está buscando alternativas essenciais para que a educação progrida de forma adequada. Esperamos que tais medidas possam fornecer sustentação aos estados brasileiros.Gerando assim, maiores avanços educacionais. Valorização profissional aos trabalhadores da educação é o caminho correto, consequentemente, os alunos de nosso país terão reflexos em melhorias diante desse mundo globalizado e capitalista. Onde a visão de inovação determina os novos profissionais.


Segundo a coordenadora do Sind-UTE/MG, a greve não foi realizada para aumento da jornada de trabalho, e sim para salários melhores. “O governo está mudando a estrutura da carreira de professor para pior. Não podemos chamar essa proposta de reajuste salarial. Ela acaba com todas as vantagens e gratificações que os servidores podem adquirir ao longo da vida funcional", explica.


O ensino de qualidade envolve muitas variáveis: organização inovadora, aberta, dinâmica; projeto pedagógico participativo; docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais. Relação efetiva entre professores e alunos que permita conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los; infra-estrutura adequada, atualizada, confortável, tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.


Segundo José Manuel Moran (especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância) “a educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade . A escola é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. É um espaço privilegiado de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias, aplicáveis ou limítrofes. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem”.


Como realizar todas essas potencialidades citadas, se os profissionais da educação não ganham o valor devido aos seus trabalhos? Que arduamente se remetem no decorrer de suas carreiras? Pensemos... Os profissionais que formam e disseminam seus saberes, eis que deveriam ter maiores valores diante dos governos. Assim, o trabalho seria de mais validade, pois profissionais bem remunerados, os resultados serão melhores (em relação à formação e qualificação dos mesmos e também na preparação das aulas, refletindo maiores e melhores saberes aos alunos) a categoria não desanima, temos excelentes profissionais nesse Estado, que lutam constantemente, apesar da desvalorização profissional, em busca de formar pessoas, alunos que tenha visão e crítica em sociedade. Pessoas vencedoras de amanhã...


Nos dias 22 e 23 de Junho (terça e quarta), ficou decidido na última assembleia em Belo Horizonte que terá paralisação total das atividades escolares nesses dias. Segundo Vera Nilse Pereira, professora de Coromandel, que esteve presente na última reunião da categoria, ressaltou que “ainda não sabemos se as escolas de nossa cidade vão aderir totalmente. Na manhã de hoje (21) é que vamos ter o resultado final. A intenção é que aderimos fielmente ao movimento, desde o começo estamos firmes e agora não vamos desanimar”.