O Sebrae Minas, a Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas (Adesp) e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com o apoio de entidades parceiras e lideranças, estão executando um projeto de place branding para posicionar a cidade como um lugar interessante e economicamente atraente. A ideia é elaborar estratégias para fortalecer a identidade e qualificar o município como uma marca diferenciada em Minas Gerais e no Brasil para atrair novos negócios e investimentos.

A construção da marca Patos de Minas, está sendo realizada por uma empresa de consultoria especializada. Até o momento, o projeto mapeou as potencialidades, vocações e as características do território para identificar a identidade, o que é único e verdadeiro no município. “Fomos buscar o que Patos de Minas significa para as pessoas, para então compreender qual tipo de empreendimento, negócios e investimentos faz sentido atrair”, explica Gean Roriz, consultor do projeto.

Nesta fase, foram realizados encontros virtuais com empresários, lideranças, moradores, turistas, influenciadores, representantes do setor hoteleiro, gestores públicos, trade do setor de alimentos e bebidas e grupos de investimento, como amostragem de pesquisa. Segundo o consultor, o objetivo é fortalecer a conexão entre as pessoas e as instituições, a fim de promover o sentido de pertencimento entre elas. “O pensamento coletivo é fundamental para avançarmos. Só conseguiremos competir com outros lugares e por novos empreendimentos se pensarmos como um time, como equipe”, destaca.

Nas próximas etapas do projeto serão entregues as diretrizes estratégicas da marca que visa fortalecer o senso de pertencimento local, criando um alinhamento entre linguagem e a mensagem transmitida para as pessoas que moram, visitam e demais públicos da cidade. “Para dentro: uma clareza de quem somos, nossas potencialidades e para onde devemos focar. Para fora: atratividade e engajamento”, afirma.

Por fim, um plano de ação será colocado em prática pelo Comitê da Marca e um evento de lançamento da marca será realizado para o mercado. A entrega final do trabalho está prevista para o mês de dezembro deste ano.

Para a analista do Sebrae Minas Naiara Marra, o projeto de place branding irá ampliar as possibilidades de desenvolvimento do município e, consequentemente, de toda a região. “Nos últimos anos, o Sebrae Minas vem atuando no território de forma bastante expressiva, fomentando o desenvolvimento regional estruturado. Como resultado, esperamos mais valorização das empresas que acreditam no potencial da região e também uma ampliação das possibilidades de inclusão econômica e social, por meio da geração de negócios sustentáveis”.

“Com o desenvolvimento da estratégia de marca para Patos de Minas, a expectativa é que o município possa atrair e diversificar investimentos, inclusive com aumento de incentivos públicos e privados”, salienta Naiara Marra.