O intuito é conscientizar os criadores de bovinos e bubalinos sobre a importância da vacinação contra a febre aftosa, bem como o correto recolhimento e descarte das embalagens vazias de vacina, contribuindo para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida, da conservação do meio ambiente e promovendo assim, o crescimento da agropecuária local.
Em análise ao frasco da vacina contra febre aftosa, vê se a importância da realização deste projeto. A embalagem é composta de plástico, alumínio e borracha. Pesquisas apontam que o plástico leva em torno de 100 anos para decompor. O alumínio leva de 100 a 500 anos. Já a borracha, não se tem registro do prazo que leva para a decomposição. Sem contar ainda que o resto de vacina que sobra no frasco (considerado material biológico) pode vazar, contaminando não só o solo, mas também os lençóis freáticos.
Os profissionais do IMA ressaltam que o frasco da vacina se perfurado, poderá acumular água, servindo de criatório para o mosquito da dengue. A 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa acontece durante o mês de novembro e estima-se que serão utilizados cerca de 10 mil frascos de vacinas somente em Patos de Minas.
Diante disso, o IMA realizou um convênio com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, para a realização do descarte dessas embalagens de forma correta, isso é, como lixo hospitalar.
Os produtores, ao comprarem a vacina contra febre aftosa nas revendas autorizadas, receberão uma sacolinha com a logomarca do projeto. Após realizarem a vacinação do rebanho, deverão colocar os frascos vazios nesta sacolinha e entregá-los no IMA.
Os produtores que entregarem os frascos no IMA, além de colaborarem com a conservação do meio ambiente, receberão cupons para concorrerem a diversos brindes. No mês de outubro/2012, servidores do IMA apresentaram o projeto para 428 alunos em 05 escolas rurais da rede municipal, em turmas do 5º ao 9º ano.
O coordenador do projeto Nilson A. Silva, disse que “foi muito gratificante levar o projeto para os alunos. Eles demonstraram interesse e participaram com muitas perguntas coerentes ao tema e com isso conseguimos fazer um elo entre o produtor rural e o IMA”. Na oportunidade foram distribuídos aos alunos folders do projeto e material educativo sobre a Febre Aftosa, Raiva, Brucelose, Influenza Aviária, etc.
Para mais informações, as pessoas podem ligar no telefone (34) 3822-3321. O e-mail é patosdeminas@ima.mg.gov.br e a sede do IMA em Patos de Minas fica na Rua Major Gote, 1748 – Alto Caiçaras.
Fonte:
Assessoria de Comunicação do IMA
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]