A construção tem mais de 100 anos é um dos mais importantes exemplares do período colonial mineiro.
A restauração da Igreja de Nossa Senhora das Dores do Areado deu um passo importante para sair do papel. O projeto foi aprovado pelo Governo do Estado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A construção tem mais de 100 anos é um dos mais importantes exemplares do período colonial mineiro.

O projeto de restauração foi apresentado pela Associação dos Amigos da Igreja Nossa Senhora das Dores do Areado, em parceria com a Diretoria de Memória e Patrimônio e com a Associação dos Municípios do Alto Paranaíba, AMAPAR e foi aprovado pelo Governo de Minas Gerais. São R$ 317.745,00 que poderão ser captados junto às empresas do Estado.

De acordo com o historiador e presidente da Associação dos Amigos da Igreja de Areado, Geenes Alves Valentim, nesta modalidade, as entidades que tiveram projetos aprovados ficam aptas à captação de recursos via Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, ICMS corrente. “A Associação não recebe diretamente o recurso do Governo, mas, sim, fica apta a conseguir patrocinadores que optem por repassar seu imposto, a título de renúncia fiscal, à Associação ao invés de repassá-lo ao Governo” – explica Geenes.

O projeto prevê a restauração completa da Igrejinha de Areado que sofre com a ação do tempo. Serão recuperados os pisos, forros, elementos artísticos integrados, sistema elétrico, hidráulico, entre outros. “Com mais esta conquista, o total de recursos aprovados até o presente soma um montante de R$ 423.933,02” – informa o presidente da Associação.

De acordo com Geenes Alves Valentim, a Associação fará gestão junto a empresas e empresários com intuito de sensibilizá-los pela preservação deste significativo patrimônio cultural do município de Patos de Minas. Assim, incentivadores poderão optar pelo apoio ao projeto por meio de patrocínio, descontando no ICMS devido. “A renúncia fiscal é uma forma de manter o recurso de impostos em nossa cidade, gerando emprego e renda” – esclarece o presidente.

A Igreja Nossa Senhora das Dores do Areado foi tombada pelo Município de Patos de Minas em 1997. Construída em meados do século XIX, trata-se de uma importante amostragem do período colonial mineiro e é um dos monumentos mais representativos da história de ocupação e formação da região do Alto Paranaíba.

Autor: Maurício Rocha

Fotos: Arquivo da Associação dos Amigos da Igreja Nossa Senhora das Dores do Areado