O Centro Clinico do Unipam irá se transformar em uma Santa Casa de Misericórdia em breve. O projeto, em parceria com a Fundação Educacional de Patos de Minas, Fepam, tem como objetivo preencher o vazio hospitalar do SUS na capital do milho. O projeto foi apresentado na tarde desta terça-feira (29) no Centro de Convenções do Unipam. Serão 120 leitos divididos entre clínicos, UTI, neonatais, hemodiálise e maternidade.

Um contrato de prestação de serviço será firmado ainda no mês de julho e a previsão de duração é de 30 anos. De acordo com o Presidente da Santa Casa, Marco Antônio Nasser de Carvalho, o projeto busca preencher o vazio hospitalar do SUS em um momento desafiador através de um tratamento acolhedor e fraternal a toda população. “O nosso compromisso com o município é atender 100% a demanda do SUS na cidade. Podemos até firmar outros convênios, mas só depois de estarmos atendendo o SUS em sua integralidade” disse ele.

Ele ainda lembrou que a Santa Casa de Misericórdia em Patos de Minas foi uma inciativa do ex-vice-prefeito Paulo Mota, do Médico Dr. Alfredo Nakao e do Pastor Cláudio Pacheco. Segundo a Secretária de Saúde, Ana Carolina Caixeta, a instalação da Santa Casa irá proporcionar um atendimento mais humanitário e também dar folga às outras unidades de saúde. Serão 70 leitos clínicos, 30 leitos de UTI adulto, 20 leitos de UTI neonatais além de hemodiálise e maternidade.

O Prefeito Luís Eduardo Falcão salientou que uma vez que o atual prestador de serviço comunicou seu desligamento, a prefeitura precisa buscar outra alternativa e o que era urgência passou a ser com extrema emergência. “Eu tenho certeza que a saúde de Patos de Minas vai melhorar e muito porque nós vamos ter a Santa Casa que atenderá médias complexidades, o HRAD em grandes complexidades e também a UPA e as USFs. O Presidente da FEPAM, Paulo Vinícius Piva Hartmann disse que a instalação da Santa Casa irá proporcionar também um ambiente de pesquisa e extensão para os alunos do Unipam.

A Santa Casa irá funcionar no prédio do Centro Clínico do Unipam. Hoje, o local abriga o Hospital de Campanha que trabalha no tratamento da Covid-19. Segundo os responsáveis, uma obra de mais três andares no prédio será feita nos próximos dias.

CLIQUE AQUI para ver todos os membros do projeto do Hospital Santa Casa de Misericórdia