O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab – foi criado pelo Ministério da Saúde em 2012 para estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência para este serviço. O médico que participa do Provab recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Além disso, para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica.
Dos sete médicos que chegaram a Patos de Minas, seis se formaram no Centro Universitário de Patos de Minas e um na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Eles vão atuar nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS do Caic, UBS Alto Colina, UBS Jardim Paraíso, UBS Geraldo Resende, UBS Lagoa Grande e UBS Jardim Panorâmico.
Segundo Dirceu Deocleciano Pacheco, os novos profissionais ajudarão a suprir o déficit de profissionais da Medicina que o Município e o país enfrentam. “Eles estão vindo para substituir os que estavam aqui no ano passado; foram liberados pelo Ministério da Saúde os nove, só que dois passaram em residência e desistiram, mas, em compensação, dos que estavam aqui três pediram para ser remanejados para o programa Mais Médicos; eles foram atendidos e acredito que virão até a semana que vem. Então, estamos recebendo 10 médicos para substituir os nove de 2013”, informou.
Além dos médicos, o Provab também disponibilizou três profissionais de enfermagem que vão atuar no Programa Saúde na Escola, que será implantado nas escolas de Patos de Minas.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]