A Polícia Militar de Patos de Minas está estendendo aos pais de estudantes o Programa de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd. Com esta iniciativa, o comando da PM pretende auxiliar os pais na educação dos filhos fazendo com que eles fiquem longe do mal que é provocado pelo consumo de entorpecentes.

A primeira turma é composta por 31 pais e mães de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Branca de Neve. As aulas tiveram início na semana passada. Eles passarão um mês recebendo as instruções do Programa de Resistências às Drogas e à Violência.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental. O objetivo do Proerd é prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como aquelas para se engajarem em atividades violentas.

O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento.

Ao trabalhar com os pais, a Polícia Militar pretende estender o trabalho que foi feito nas escolas para dentro das casas das pessoas. Novas turmas do Proerd para os pais de alunos deverão ser abertas nos próximos dias.