O Programa Municipal de Combate à Dengue tem motivos para comemorar em Patos de Minas. O trabalho de conscientização feito com os moradores e de eliminação dos criadouros do mosquito Aeds Agipty conseguiu controlar a doença e manter a cidade entre os melhores resultados de Minas.

Um levantamento feito em 24 cidades mineiras apontou 22 municípios que estão em alerta sobre um possível surto de dengue. Patos de Minas está fora desse quadro preocupante e se encontra em situação estável. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Liraa) está abaixo do nível aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de apenas 1%.

O município divide essa posição apenas com a cidade de Conselheiro Lafaiete. A secretária municipal de Saúde, Marema Patrício, ressaltou que a situação de Patos de Minas está controlada porque as ações de combate e prevenção não param. O programa municipal de combate à doença atua durante todos os meses do ano na sensibilização e educação da população.

Além de realizar as visitas sanitárias em todas as casas, lojas, prédios comerciais e residências, uma vez a cada dois meses; a SMS promoveu várias atividades em comemoração ao dia D, Dia Nacional de Combate à Dengue, no mês de Novembro.

Os coordenadores do Programa de Combate a Dengue alertam, no entanto, que a população precisa ficar atenta com a doença. Eliminar materiais que acumulam água, manter a caixa d’água sempre tampada e observar ralos e calhas são detalhes que podem evitar a doença.