Durante a edição de 2013 a comissão julgadora elegeu as melhores pesquisas da América Latina levando em consideração a inovação da proposta; a viabilidade de implementação prática; a qualidade dos resultados alcançados; o cumprimento dos objetivos propostos; a fundamentação teórica e metodológica; e o amparo bibliográfico dos estudos. São mais de 25 cultivos pesquisados, entre os quais: soja, milho, arroz, feijão, trigo, café, algodão, tomate, batata, uva e melão.
Foram inscritos cerca de 408 trabalhos divididos entre Brasil e demais países da América Latina. O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio do curso de Agronomia, teve dois trabalhos entre os finalistas, sendo estes dos professores Evandro Binotto Fagan e Takao Enardo Fujimoto. O trabalho do professor Evandro Fagan intitulado “Efeito isolado e sinergético do uso de Standak Top, hormônios, aminoácidos e micronutrientes em sementes de soja” foi um dos premiados durante o evento com o prêmio especial multidisciplinar, o qual envolveu conceitos de fisiologia de produção relacionados a hormônios, nutrição e balanço de carbono e nitrogênio de plantas. Este trabalho foi escrito em parceria com o professor Durval Dourado Neto (ESALQ/USP) e com os ex alunos do curso de Agronomia do UNIPAM Luís Henrique Soares e Karla Vilaça Martins, que atualmente estão cursando mestrado e doutorado na ESALQ/USP.
A nona edição do Prêmio Top Ciência contemplou 22 pesquisas desenvolvidas no Brasil e outras 07 de países da América Latina para diferentes cultivos divididos nas seguintes categorias: oleaginosas, cereais e cereais de inverno, perenes e hortifruti. O professor Evandro Binotto Fagan, os ex alunos do UNIPAM Luís Henrique Soares e Karla Vilaça Martins e os demais vencedores do prêmio Top Ciência foram premiados com uma viagem para o Canadá.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unipam
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]