Qual impacto da publicidade infantil no consumo de alimentos industrializados? Qual o efeito do marketing no desenvolvimento alimentar dos pequenos? E o que diz a lei sobre a propaganda direcionada para as crianças? As respostas para esses questionamentos estão no livro “O Controle da Publicidade Infantil de Alimentos”, escrito pelo professor do curso de direito do Unipam, Rodrigo Versiani.

Segundo o professor Rodrigo Versiani, o livro é resultado de sua pesquisa de Mestrado, desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Abordei não somente questões de direito, mas marketing sensorial, neuromarketing, psicologia infantil, saúde humana, entre outros, visando demostrar os efeitos deletérios da publicidade dirigida ao público infantil.

Rodrigo explicou que o estudo foi realizado com o objetivo de analisar o controle da publicidade infantil em alimentos de baixo valor nutricional, visto que a sociedade converge para um padrão dietético caracterizado por alimentos ultraprocessados, causadores da epidemia global de obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, bem como o quadro de sedentarismo evidenciado por parte das crianças.

De acordo com o professor do Unipam, o estudo que originou o livro verificou a possibilidade de um controle preventivo, por meio de instrumentos e funções de responsabilidade civil. “Em tempos de consumismo exagerado, espero que o livro seja uma ferramenta de mudança de paradigmas”, destacou Rodrigo Versiani.

O livro “O Controle da Publicidade Infantil de Alimentos: Hermenêutica à Luz do Direito Fundamental de Proteção à Criança com Absoluta Prioridade, foi publicado este mês pela Editora Dialética.

O livro pode ser adquirido por meio do link https://bit.ly/32aoxfM.