Prof. Dr. Guilherme Rabelo de Souza.

O Prof. Dr. Guilherme Rabelo de Souza, da Faculdade de Farmácia da FPM, em colaboração com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, publicou um importante trabalho que amplia o entendimento da fisiopatologia da dor de origem neuropática. Esse trabalho certamente contribuirá para o desenvolvimento de novas terapias para esse tipo de dor, sendo esta, de difícil tratamento. Segundo prof. Dr. Guilherme, "a dor neuropática é certamente um dos tipos mais importantes de dor crônica, sendo causada por dano ou lesão do sistema nervoso central e/ou periférico".

Estudos experimentais e clínicos sugerem um papel importante da interação neuro-imune no desenvolvimento da neuropatia. Nesse inédito trabalho, foi verificado que o receptor NOD2 (Nod-like receptor-2) e a molécula de sinalização intracelular (adaptor-signaling molécula - RIPK2) estão envolvidas no desenvolvimento da dor neuropática.

O trabalho demonstrou que a ativação dos receptores NOD2 expressos nos macrófagos no sítio da lesão foi o ponto chave para o desenvolvimento da dor neuropática via produção de citocinas pró-inflamatórias.

A FPM, ocupando uma posição de destaque no incentivo  da pesquisa científica, parabeniza o Prof. Dr. Guilherme pelo excelente trabalho publicado e destaca que o artigo foi publicado na revista de dor mais conceituada do mundo a "Pain". O artigo pode ser acessado no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30169421