A inclusão digital chega aos produtores rurais de Patos de Minas e região. O programa “Inclusão Digital Rural” é uma iniciativa da CNA – Confederação Nacional de Agricultura em parceria com o SENAR Nacional – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Em Minas Gerais, a FAEMG fez a indicação de dez sindicatos de produtores rurais para instalarem um telecentro e Patos de Minas, foi uma das cidades contempladas. Dentro do Programa, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas montou o telecentro que irá funcionar na sede da entidade com 10 computadores, e irá oferecer cursos de informática básica gratuitos, exclusivamente, para produtores rurais e seus dependentes. Coube ao Sindicato, disponibilizar sala e móveis e indicar o instrutor que foi capacitado pelo SENAR MG.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Evaristo José Caixeta, este programa irá facilitar muito o acesso do produtor rural aos recursos da informática, agilizando procedimentos e principalmente, mantendo-o atualizado com as novas tecnologias, seja para buscar de informações sobre a atividade rural ou mesmo para possibilitar melhor contato das entidades com o próprio produtor.

De acordo com o gerente regional do Senar, Sérgio de Carvalho Coelho, o programa irá capacitar os produtores rurais e seus dependentes com cursos de Informática e Internet, para que, ao utilizarem estas ferramentas, consigam ampliar o conhecimento sobre temas ligados à atividade rural. “Gerar conhecimento através da inclusão digital e criar oportunidade para aqueles que ainda não tem acesso a computadores, internet, dentre outros, gera aumento do nível da informação e da formação dos produtores rurais e seus familiares”, acrescentou.

As aulas terão início no mês de janeiro. As matrículas serão realizadas no período de 14 a 21 de dezembro no Sindicato dos Produtores Rurais no horário de 8 às 11 e de 13 às 17:30 horas.

Em Minas Gerais, dez cidades foram contempladas: Alfenas, Carlos Chagas, Curvelo, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Patos de Minas e Uberaba. Mais informações pelo telefone: (34) 3818-2810.