O secretário de Estado de Fazenda, Simão Cirineu, alertou nesta quarta-feira (25), em entrevista coletiva, que cerca de 1 milhão de produtores rurais mineiros deverão fazer, até o final de julho, a inscrição no novo Cadastro de Produtor Rural pessoa física. O procedimento é simples. Basta acessar o site www.fazenda.mg.gov.br e entrar no Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare). Com essa medida, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) pretende modernizar e simplificar as obrigações fiscais e os serviços prestados aos produtores rurais mineiros, anunciou o secretário.
O novo sistema foi disponibilizado pela Fazenda no início de março na internet e cerca de quatro mil produtores rurais já se recadastraram. As novas inscrições também já são feitas por esse processo informatizado, via Siare. Uma infra-estrutura foi montada para atendimento a todos aqueles envolvidos com atividades rurais e as Administrações Fazendárias (AFs) e seus servidores também estão preparados para prestar esclarecimentos e fazer a inscrição dos produtores, antecipou o secretário.
Com a mudança para o novo cadastro eletrônico, ficará mais fácil apurar e pagar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), quando devido, e obter nota fiscal avulsa eletrônica para o transporte de qualquer produto. O objetivo é simplificar procedimentos e facilitar a vida do produtor rural junto à Secretaria de Fazenda, afirmou Simão Cirineu.
Pela escala, o produtor rural pessoa física com inscrição terminada em 1 fará sua inscrição no cadastro informatizado do Siare até o último dia útil do mês de abril. A escala prossegue da seguinte forma: até o último dia útil de maio para as inscrições terminadas em 2, 3 e 4; até o último dia útil de junho para as inscrições com finais em 5, 6 e 7; e até o último dia útil de julho para as inscrições terminadas em 8, 9 e 0.
O secretário avisa a que a inscrição atualmente existente no Cadastro de Produtor Rural (não informatizado) será substituída no dia seguinte às datas acima estabelecidas e que, com esse procedimento, o Cartão de Inscrição de Produtor perderá a validade na mesma data. Esse cartão, que era renovado anualmente, passa a ser atualizado pela simples utilização da nota fiscal avulsa eletrônica de produtor rural, por meio de um sistema moderno e simplificado, concluiu Simão Cirineu.
Produtores rurais de Minas Gerais deverão fazer novo cadastro
Com essa medida, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) pretende modernizar e simplificar as obrigações fiscais.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 29/08/2026
- em Policiais
Caminhonete provoca acidente no centro de Patos de Minas e foge deixando mulher ferida no local
- (0)
- COMPARTILHAR
- 29/08/2026
- em Policiais
Venezuelano é golpeado na cabeça com pedaço de madeira enquanto dormia no Centro de Patos de Minas
- (2)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Cidade
Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas
- (20)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Cidade
Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região
- (30)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Policiais
Falta de atenção provoca acidente envolvendo 5 veículos em cruzamento de Patos de Minas
- (15)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Policiais
Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas
- (23)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Regionais
Caminhão foge após provocar acidente com carreta durante ultrapassagem na MGC-354
- (22)
- COMPARTILHAR
- 27/08/2026
- em Regionais
Onça-parda é flagrada descansando em árvore e mobiliza Bombeiros em bairro de Araxá
- (2)
- COMPARTILHAR
- 26/08/2026
- em Regionais
Homem que sofreu acidente de carro morre após deixar hospital sem autorização médica em Patrocínio
- (4)
- COMPARTILHAR
- 25/08/2026
- em Regionais
Justiça suspende vendas de áreas vips em rodeio com Gusttavo Lima, Bruno e Marrone e Zezé Di Camargo em MG
- (13)
- COMPARTILHAR
- 25/08/2026
- em Regionais
Xenofobia no trabalho: preconceito contra nordestina resulta em condenação de empresa em MG
- (2)
- COMPARTILHAR
- 24/08/2026
- em Regionais
Peão de Lagoa Formosa de apenas 19 anos faz história ao vencer o Rodeio PBR de Barretos
- (180)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Gerais
Desenrola Fies 2026: renegociação de dívidas termina nesta segunda
- (0)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Gerais
Delegacia Digital da Mulher permite que vítima denuncie mais rápido
- (0)
- COMPARTILHAR
- 28/08/2026
- em Gerais
Dia do voluntariado: iniciativas levam saúde mental a vulneráveis
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/08/2026
- em Gerais
Dia de Combate ao Fumo: treinar não combina com fumar, destaca Inca
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/08/2026
- em Gerais
Desemprego cai para 5,3% e população ocupada atinge recorde histórico
- (2)
- COMPARTILHAR