O Procon de Patos de Minas realiza, até 30 de novembro, mutirão on-line para renegociação de dívidas. A iniciativa, que conta com a participação da Proconsbrasil, da Senacon, da Febraban, do Banco Central e do Senado Federal, acontece exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br (disponível também via aplicativo).

Segundo o coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho Nogueira, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o órgão ou o próprio banco por sentirem-se constrangidos com a situação. “Por isso acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar a pessoa a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”, disse.

Para participar do mutirão on-line, basta fazer o registro na plataforma (consumidor.gov.br), quando receberá login e senha de acesso. Nesse momento, o consumidor faz o relato do seu problema (“Registrar reclamação), devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas ( clique AQUI e assista ao vídeo explicativo com o passo a passo) . Ao preencher os campos, é imprescindível informar corretamente telefones e e-mail para contato.

Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem dez dias para apresentar proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o limite de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Para quais dívidas o mutirão é adequado:

• as que estão em nome de uma pessoa natural (física);

• as que estão em atraso;

• as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e

• as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira, acessando mutirao.febraban.org.br/ . Em caso de dúvidas, o consumidor pode contatar o Procon de Patos de Minas pelos telefones (34) 3822-9774 e 3821-8290 (12h às 18h).

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas