Ipê Roxo florido na avenida JK. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, começou oficialmente às 11h21 desta quinta-feira (22). A estação deve ser marcada pela volta das tempestades causadas, principalmente, por frentes frias, que podem vir acompanhadas de granizo, chuvas rápidas e intensas e rajadas de vento.

Durante a estação, haverá aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas, o que acaba contribuindo para a ocorrência de pancadas de chuva, mais frequentes nos finais de tarde e à noite. Neste ano, a primavera termina às 7h44 (horário de verão) do dia 21 de dezembro.

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, da Cemig, “chuvas significativas em Minas são esperadas já na primeira semana da primavera, mas valores mais expressivos devem ocorrer na última quinzena de outubro, sendo que as frentes frias que passarem até lá deverão se caracterizar mais pela ocorrência de fortes ventanias e de granizo do que pelo volume de chuva”, afirma.

Segundo os meteorologistas da Cemig, as chuvas devem ficar dentro da média histórica na região de Patos de Minas. Em outubro, predominarão as chuvas em forma de pancadas intensas e rápidas, principalmente na primeira e nas duas últimas semanas do mês. Em novembro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade em todas as regiões Minas. Em dezembro, a previsão é de que as chuvas ocorram de maneira mais contínua.

As temperaturas também deverão ficar dentro da médica histórica. Na região de Patos de Minas, os termômetros devem variar entre 18 graus a mínima e 30 graus a máxima durante toda a primavera.

Autor: Maurício Rocha