A Polícia Rodoviária Federal de Patos de Minas flagrou o transporte clandestino de centenas de pássaros da fauna silvestre. As aves eram levadas no banco de trás de um veículo VW/Fox, que foi abordado ao passar pela BR 365 na manhã desta quinta-feira (23).

Mesmo com tamanho tão reduzido, cada pequena gaiola levava diversos pássaros. As imagens mostram aves de várias espécies. A hipótese mais provável é de que os pássaros estariam sendo levados para a comercialização.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, no km 413 da BR 365, em Patos de Minas, abordou um automóvel VW/Fox transportando ilegalmente 412 aves silvestres, das espécies coleirinho e canário-da-terra, em 22 gaiolas. Vários espécimes apresentavam ferimentos e foi encontrada uma ave morta.

O condutor, de 51 anos, e o passageiro, de 45, seguiam de Araraquara/SP para Recife/PE. O veículo e os ocupantes, que responderão por crime de maus tratos e tráfico de animais silvestres, foram encaminhados à Policia Militar Ambiental em Patos de Minas. O valor das multas aplicadas pode chegar a meio milhão de reais. No mês passado, o motorista já havia sido preso pela PRF em Sergipe traficando mais de 500 aves silvestres.