Representantes do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas foram a Belo Horizonte participar da solenidade de entrega dos chips do Programa Estadual "Conheça seu Amigo". O município recebeu 3.179 chips que serão usados em ações de saúde animal. Casos de raiva identificados nos últimos dias na cidade são uma preocupação.

Amparado pela Lei 21.970, de 15/01/2016, que dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos, o programa envolve a doação pelo Governo estadual, por meio da Semad/Suges, de leitores e microchips para aplicação subcutânea em 10% da população de cães e gatos das cidades selecionadas.

Com essa medida, os municípios beneficiados poderão realizar ações de manejo ético populacional, promoção da saúde animal e educação humanitária, com foco na guarda responsável. O intuito é reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono, garantindo o bem-estar dos animais em âmbito estadual.

A prioridade de aplicação em Patos de Minas serão os animais provenientes de comunidades de baixa renda e animais errantes (abandonados), para doação sob a tutela de organizações da sociedade civil. No município, esse trabalho já acontece com apoio da Associação de Proteção Animal e Ambiental (Aspaa).