Quem vive, de fato, tudo o que a sua cidade tem a oferecer, sabe que cuidar dela é um dever de todos. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal lançará no próximo domingo (19), a partir das 8h00, na Orla da Lagoa Grande, o programa “Viva Patos”, que promoverá a adoção de equipamentos públicos, de praças esportivas e de áreas verdes de Patos de Minas, visando à urbanização, à conservação, à manutenção e à utilização responsável desses bens, bem como a melhoria da qualidade de vida e a participação da sociedade na gestão socioambiental.

De acordo com a primeira-dama do município e coordenadora do Viva Patos, Ludimila Falcão, a iniciativa nasceu a partir da experiência do prefeito, Eduardo Falcão, com inúmeros outros projetos ao longo da sua vida pública, com destaque para o “Bom de Pé, Bom de Bola, Bom de Escola”, enquanto presidente do Conselho de Segurança Pública, que consistia na prática do futebol, na quadra do Bairro Abner Afonso, vinculada à frequência escolar. “Com o tempo, observando o entorno da quadra, corremos atrás de voluntários, fizemos uma vaquinha e demos uma boa melhorada na praça. Na época, em 2019, tivemos o apoio da comunidade do bairro, que se engajou. Isso fez toda a diferença para que o espaço fosse mantido depois. Também conseguimos a doação de lixeiras. Com pouco dinheiro, muita boa vontade e com a vizinhança comprando a ideia, um local que estava malcuidado e pouco frequentado transformou-se em um espaço agradável e atrativo”, explica Ludimila.

Essa é a ideia central do Viva Patos. Por meio do programa, a Prefeitura Municipal espera tornar as áreas verdes da cidade mais bonitas por meio da participação efetiva da comunidade na preservação do patrimônio ambiental e cultural. E quem pode participar do Viva Patos? Qualquer pessoa física e/ou jurídica, em especial as organizações, os sindicatos, os clubes de serviços e as organizações não governamentais. “Queremos realizar esse sonho de ter uma cidade mais bela, com espaços agradáveis e por isso lançaremos esse programa”, reforça Ludimila.

Para o lançamento, a Prefeitura Municipal organizou uma manhã de muita diversão na Orla da Lagoa Grande. A partir das 8h00 do próximo domingo, a comunidade terá a oportunidade de participar de inúmeras atividades, entre elas uma apresentação da Turma da Mônica, contação de histórias e feira para troca de livros. Tudo regado a muita música, além da distribuição de pipoca e de algodão doce. “Acreditamos na união para fazer a diferença. Acreditamos que juntos podemos mais. Venham participar desse lançamento e desfrutar de um domingo agradável planejado com muito carinho”, conclui a primeira-dama.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas