Após vários incêndios, a Mata do Catingueiro vem sendo reflorestada aos poucos. Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura Municipal de Patos de Minas plantou novas mudas no Parque Ecológico. No entanto, moradores pedem mais cuidado, já que sem irrigar e capinar, elas não vão sobreviver. A Prefeitura disse que foi feito um cronograma para fazer a irrigação.

A moradora do Jardim Panorâmico, Leila Aparecida, foi quem fez o alerta. Ela contou que foram plantadas diversas mudas no local nessa segunda, mas elas não receberam nem um pouco de água. Sem cuidados, a moradora teme que elas não resistam.

Segundo Leila, outras árvores já haviam sido plantadas na mata, mas sem cuidados, acabaram morrendo. “Eu cuidei de muitas, levando água da minha própria casa em garrafas pets para irrigá-las, mas não consigo fazer isso mais”, contou.

Segundo ela, chegou a regar de 4 ou 5 vezes as mudas, mas o mato foi tomando conta e acabou matando as plantas. Ela informou que não consegue capinar, por isso além de irrigar é preciso também eliminar o mato.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas informou que, com relação às mudas plantadas na Mata do Catingueiro, há um cronograma com irrigação programada para dias alternados. Nessa segunda-feira (19), não foi feita a irrigação porque havia chovido. Hoje, no período da manhã, as mudas foram irrigadas. Nesta semana, haverá irrigação na quinta e sexta-feira.