O trânsito de Patos de Minas está cada dia mais confuso, principalmente pelo aumento da frota de veículos na cidade. Isso tem deixado a administração municipal preocupada e já foi motivo de várias reuniões e debates. Visando melhorar o trânsito, os sinais do centro da cidade estão sendo trocados por semáforos mais modernos. Porém, algumas placas instaladas na cidade estão em desacordo com a legislação e podem até provocar acidentes.

O Sgt Renato da Polícia Militar elogiou a sinalização de Patos de Minas. Segundo ele, a cidade é um dos municípios de Minas Gerais com melhor sinalização de trânsito. Os novos semáforos, com indicadores quando ficará vermelho, também receberam elogios por parte do policial. No entanto, ele disse que duas sinalizações instaladas em uma mesma placa estão em desacordo com a legislação e devem ser adequadas.

Na parte alta da cidade, foram instaladas placas de parada obrigatória juntamente com outras sinalizações o que está em desacordo com a legislação. As placas de sinalização devem obedecer a resolução 160 do CONTRAM que dispõe sobre as formas, dimensões e cores das placas de sinalização e a norma não permite as duas sinalizações em uma mesma placa.

Segundo a resolução, a placa de “pare” deve ser no formato octogonal e não apenas pintada. Segundo o Sargento Renato, isso se deve à importância da placa de parada obrigatória. “Esta placa, única nesse formato, deve ser dessa forma porque, assim, ela pode ser identificada até mesmo pela parte de trás”, informou.

O policial alertou que por ser uma das cidades de melhor sinalização do Estado, isso deve ser adequado para que não caia o nível e novas placas sejam instaladas em desacordo. A adequação também deve ser feita para que não venha acontecer algum acidente no local e o causador ainda fique impune.