A Prefeitura Municipal de Patos de Minas juntamente com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros lançou nesta segunda-feira (06) uma campanha para ajudar as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Quem puder ajudar, pode levar as doações até os órgãos públicos.

A Campanha Patos Solidária prevê arrecadar principalmente colchões ou colchonetes, roupas de cama e banho, cobertores, água mineral, materiais de limpeza e higiene e alimentos da cesta básica.

Os pontos de arrecadação são a sede da Prefeitura Municipal, prédio do antigo Fórum na Avenida Getúlio Vargas, 15º Batalhão da Polícia Militar, Bases Comunitárias Móveis, 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as doações serão levadas por transporte terrestre até Brasília de onde sairão em aviões da FAB até a região afetada. A cada caminhão com carga completa, será feita uma viagem.

A enchente

A última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (6), aponta que 364 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando 873.275 pessoas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 pessoas feridas no estado.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu o estado de calamidade pública em 336 municípios no Rio Grande do Sul. A portaria com a lista das cidades foi publicada nesse domingo (5), em edição extra do Diário Oficial da União. Pouco antes, uma primeira portaria com 265 municípios chegou a ser publicada, mas foi revista em uma nova edição.

Na última quinta-feira (2), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já havia reconhecido a situação em todo o estado, seguindo o decreto estadual publicado no dia anterior.

Os temporais afetam mais de dois terços dos municípios gaúchos, e o reconhecimento da situação de calamidade facilita o repasse de recursos para ações emergenciais e de reconstrução. De acordo com nota divulgada pela comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no estado nesse domingo, 14,5 mil pessoas foram mobilizadas nas três instâncias governamentais para as operações que resgataram, até o início desta semana, mais de 25 mil pessoas.

Até esta terça-feira (07), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de nível vermelho para a região, indicando que as chuvas intensas permanecerão atingindo o estado, principalmente na região sudeste.