A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas iniciou nessa terça-feira (25) a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas com comorbidades. Este público faz parte do grupo prioritário, mas a imunização havia sido suspensa pelo Ministério da Saúde com as vacinas Coronavac e Astrazeneca. Com a chegada de vacinas da Pfizer, a vacinação pode ser retomada.

O primeiro lote de vacinas da Pfizer foi distribuído apenas para municípios com mais de 79 mil habitantes. A cidade de Patos de Minas recebeu nessa segunda-feira (24) um lote com 1170 doses, que já começaram a ser aplicadas nesta manhã. Gestantes e puérperas acima de 18 anos com algum tipo de comorbidade deve se dirigir ao Projeto Saci nesta terça-feira (25).

A diretora de vigilância em saúde, Lilian Marinho, informou que o município continua aplicando as doses da Astrazeneca nas pessoas com comorbidades. Ela solicitou aos médicos para emitirem os relatórios dos pacientes de forma mais ágil para que as filas sejam reduzidas. A apresentação do laudo médico é obrigatória para quem tem comorbidade.

Com relação ao receio de que a vacina da Astrazeneca pode causar embolia, Lililan Marinho informou que o risco é mínimo, de 0,0004%, menor do que o do anticoncepcional. Ela também falou sobre os efeitos adversos da vacina da Astrazeneca. “O evento adverso que a gente tem registrado no município é de uma sensação de gripe por no máxima um dia”, explicou Lilian. Nesses casos, a orientação é para que o paciente use o remédio que é acostumado a tomar em caso de gripe.