A Prefeitura de Patos de Minas iniciou os trabalhos de retirada dos peixes da lagoinha nesta segunda-feira (26). Esse é o primeiro passo para a revitalização de todo o local que irá acontecer nas próximas semanas. Após a retiradas dos animais, a Lagoinha irá passar pelo processo de desassoreamento. Segundo os responsáveis, todo o barro, sujeira entre outros resíduos será retirado. O local faz parte do programam Viva Patos e foi adotado pelo Unipam.

De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, essa primeira etapa de retirada dos animais deve durar de dois a três dias. Uma empresa terceirizada retirou vários peixes e cágados das águas da Lagoinha. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Vinicius Machado, as espécies nativas serão levadas para a Lagoa Grande e as não nativas serão encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, Cetras.


Posteriormente a retirada dos peixes, a Lagoinha será esvaziada para que as máquinas possam dar início ao trabalho de limpeza. Segundo o prefeito, “será retirado todo o barro, sujeira, objetos e ainda será feito o conserto do ladrão e a alimentação da Lagoinha”. Ele disse ainda que é uma vontade desde o início do mandato, mas foi preciso cumprir algumas burocracias antes que o trabalho tivesse início.

A previsão de término da obra de desassoreamento, limpeza e revitalização da Lagoinha está previsto para cerca de 60 dias. O secretário do Codema, Ivanildo Alves Zica, disse que esse trabalho é um avanço muito significativo para os visitantes e moradores próximos a Lagoinha. Segundo ele, há muitos anos o local está precisando de ser desassoreado e melhor cuidado por parte das autoridades.