A Prefeitura de Patos de Minas iniciou as obras de ampliação na UPA do bairro Peluzzo. As intervenções, com valores previstos de R$ 1,5 milhão, estão concentradas na recepção do prédio, que será ampliada para acomodar cerca de 120 pessoas sentadas e ganhará climatização. As mudanças buscam garantir mais conforto e qualidade no acolhimento aos pacientes e a seus acompanhantes desde que chegam à UPA, além de melhorias no ambiente para os profissionais que atuam no local.

Pensando na acessibilidade, um novo balcão de atendimento, com espaço exclusivo para cadeirantes, também será construído. O projeto inclui, ainda, a remodelação da rampa de veículos, para facilitar o acesso dos pacientes, e a construção de uma praça de espera externa. Os banheiros da recepção também serão reformados, passando a contar com bancada e fraldário.

Vale lembrar que, desde 2022, a prefeitura vem aperfeiçoando a estrutura física do imóvel, tendo, já naquele ano, entregue a primeira etapa dos serviços. Esse trabalho inicial contemplou a estrutura física da área administrativa e das alas de observação e medicação rápida, sendo que essa última também foi equipada com 40 novas poltronas. Depois disso vieram, entre outras realizações, a ampliação do refeitório.

Mais recentemente, uma demanda antiga de profissionais e usuários foi concluída: a modernização do sistema de energia elétrica do prédio. A medida acabou com o antigo problema das quedas de energia que tanto prejudicava a rotina de funcionamento da UPA e permitiu o funcionamento dos ares-condicionados e a instalação de novos (processo o qual está em andamento).

Os investimentos constantes na unidade não se limitam à parte física e abarcam também a área de recursos humanos. Exemplo disso é o aumento de seis para oito médicos durante o dia e de quatro para seis no período noturno, além do acréscimo de profissionais no quadro da enfermagem. É realidade também a presença de pediatra e de cirurgião todos os dias na UPA, assim como a efetivação de otorrino, ortopedista e oftalmologista de referência.

A atenção dedicada à unidade do Peluzzo é necessária para acompanhar o crescente número de pessoas que buscam o local para assistência médica. Somente de 1º de janeiro a 30 de junho, o sistema contabilizou 77.580 atendimentos, média de 12,9 mil assistências por mês. O pico aconteceu em abril, com 13.427 atendimentos registrados, chegando a mais de 600 por dia em algumas datas. No mesmo intervalo de tempo em 2009 (janeiro a junho), a UPA realizou 65.258 atendimentos, ou seja, 18% a menos dos atuais números.

“Quando comparamos esses dados e analisamos o dia a dia lá dentro, vemos que é real a necessidade de tomarmos medidas que deixem o funcionamento da UPA mais dinâmico e as condições mais confortáveis para trabalhadores e pacientes”, diz a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta. Ela adiantou que novo fluxo está sendo implementado na Atenção Básica para desafogar a unidade, garantindo que o usuário seja assistido na sua USF de referência nos casos que não representam urgência e emergência.

Mudanças na Atenção Básica

A Prefeitura de Patos de Minas fará coletiva de imprensa nessa quinta-feira (3/7) para anunciar as novas diretrizes e o novo fluxo das unidades de saúde da família. As novidades também serão comunicadas e detalhadas nos canais oficiais da administração municipal (www.patosdeminas.mg.gov.br e @prefeiturapatosdeminas).