A Prefeitura de Patos de Minas foi habilitada, por meio de edital, a implementar o “Conheça Seu Amigo”, que faz parte do Programa Estadual de Microchipagem de Animais Domésticos. Com essa conquista, o município receberá cerca de 3 mil microchips para identificação de cães e gatos.

Amparado pela Lei 21.970, de 15/01/2016, que dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos, o programa envolve a doação pelo Governo estadual, por meio da Semad/Suges, de leitores e microchips para aplicação subcutânea em 10% da população de cães e gatos das cidades selecionadas.

Com essa medida objetiva-se realizar ações de manejo ético populacional, promoção da saúde animal e educação humanitária, com foco na guarda responsável. O intuito é reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono, garantindo o bem-estar dos animais em âmbito estadual.

A prioridade de aplicação são os animais provenientes de comunidades de baixa renda e animais errantes (abandonados), para doação sob a tutela de organizações da sociedade civil. No município, esse trabalho já acontece com apoio da Associação de Proteção Animal e Ambiental (Aspaa).

“Já temos animais com microchip em Patos de Minas, e aumentar essa porcentagem é maravilhoso. Nossa habilitação deve ser publicada até o fim do mês e, logo, logo, teremos os microchips aqui”, comemora a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques.

Confira o resultado do edital aqui.