O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, a Secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães, e o presidente da Santa Casa de Misericórdia, Pastor Cláudio Pacheco, concederam uma coletiva de imprensa, na noite desta terça-feira (06), sobre o apoio do município na força-tarefa mobilizada para atender as vítimas do grave acidente com ônibus na BR365. As autoridades confirmaram que seis pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas.
O prefeito Luís Eduardo Falcão lamentou profundamente as mortes e se solidarizou com as famílias das vítimas. O ônibus seguia da Bahia com destino a Uberlândia. Segundo o prefeito, independentemente da origem ou destino dos passageiros, o município assumiu a responsabilidade de oferecer todo o suporte necessário.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Plano de Contingência para Múltiplas Vítimas foi acionado imediatamente após a confirmação do acidente. A secretária Ana Carolina Magalhães explicou que todas as ambulâncias disponíveis foram deslocadas e houve reforço de equipes e viaturas vindas de cidades da região, como Varjão de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Presidente Olegário e Lagoa Formosa. Os socorristas se juntaram ao SAMU, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além da Polícia Rodoviária Federal, que já atuavam no local.
A triagem das vítimas foi realizada ainda no local do acidente, com encaminhamento estratégico para evitar sobrecarga das unidades. Casos leves foram direcionados para a UPA, casos médios para a Santa Casa e os mais graves para o Hospital Regional. Na Santa Casa, inclusive, equipes extras e de bloco cirúrgico foram mobilizadas para garantir atendimento imediato.
O presidente da Santa Casa, pastor Cláudio Pacheco, destacou que a instituição conseguiu atender todas as vítimas do acidente sem prejudicar os atendimentos já programados. “Nenhuma cirurgia precisou ser interrompida. Além das vítimas do ônibus, outros dois acidentes ocorreram na cidade no mesmo período e todos os pacientes foram atendidos normalmente”, ressaltou.
Em relação aos óbitos, na noite desta terça-feira (06), cinco vítimas foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML), sendo quatro já identificadas. Um sexto óbito ocorreu na Santa Casa, sendo uma mulher que deu entrada com uma fratura no braço e acabou sofrendo um infarto. O prefeito informou que o município também oferece suporte para deslocamento de sobreviventes, seja para Uberlândia, retorno ao Nordeste ou acolhimento temporário enquanto aguardam familiares.
A Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizou assistentes sociais e psicólogos para atendimento às famílias, inclusive crianças que perderam parentes no acidente. A população de Patos de Minas também se mobilizou em gestos de solidariedade, com doações e apoio voluntário, que chegaram a superar a necessidade inicial.
De acordo com Falcão, o PROCON Municipal tentou contato com a empresa responsável pelo ônibus, mas até o momento não obteve retorno. Há suspeitas de possíveis irregularidades, o que aumenta a angústia dos familiares, que buscam esclarecimentos e garantia de direitos. O motorista do ônibus e o auxiliar foram conduzidos para a Delegacia de Plantão de Patos de Minas.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]