A Prefeitura entregou nessa quinta-feira (25) a lista com os nomes das pessoas que receberam vacinas da Covid-19 em Patos de Minas, como o prefeito Luís Eduardo Falcão havia prometido. O pedido foi feito pela Câmara Municipal através de um requerimento do vereador Vicente de Paula Souza, para apurar denúncias de possíveis irregularidades.

Além dos nomes das pessoas que foram imunizadas contra a Covid-19, a lista contém profissão e local de trabalho, o número do cartão, o tipo e lote da vacina, o local e o nome do aplicador. Com estas informações em mãos, os vereadores poderão verificar as denúncias de irregularidades e se o Plano Nacional de Imunização foi seguido na cidade.

O vereador Vicente de Paula Souza, autor do requerimento, disse que já começou a analisar a lista e verificou algumas inconsistências. Nome de pessoas que tiraram fotos e postaram em redes sociais recebendo a vacina não constam na lista. Segundo ele, também chamou a atenção o fato de 200 estudantes terem sido vacinados e o fato de uma única pessoa ter imunizado mais de 4 mil pessoas.

O trabalho de investigação, no entanto, deverá ser longo. O vereador Vicente de Paula Souza disse que pretende sugerir ao presidente da Câmara Municipal a criação de uma comissão para analisar a lista com os milhares de nomes das pessoas imunizadas.  Em caso de constatação de irregularidades e gente de que furou a fila, a denúncia será encaminhada também ao Ministério Público.

Com a escassez de vacinas no Brasil, as denúncias de fura-fila se multiplicam em todo o país. Em Minas, o secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral, foi demitido após denúncia de vacinação de servidores da pasta. A Polícia Federal também investiga uma empresa em Belo Horizonte que teria comprado vacina de forma ilegal.