Como noticiou o Patos Hoje na última sexta-feira (05), a Viação Pássaro Branco, concessionária do serviço de transporte coletivo urbano de Patos de Minas, ganhou na Justiça o direito de reajustar o preço das passagens. Na manhã desta segunda-feira (08), a Administração Municipal foi intimada da decisão liminar, mas informou que irá recorrer.

Na ação judicial, a Pássaro Branco alegou que o aumento desenfreado dos combustíveis e a redução no número de passageiros durante a pandemia causaram um desequilíbrio no preço da passagem. A Prefeitura já havia autorizado um reajuste no início do ano, mas a empresa afirma que o percentual autorizado na época se tornou insuficiente para cobrir os custos do serviço.

Hoje, o preço da passagem no transporte coletivo urbano de Patos de Minas é de R$ 4,00. A Pássaro Branco alega que, segundo tabela técnica, este valor deveria ser de R$ 5,67 para cobrir todos os custos com manutenção dos ônibus, funcionários e combustíveis. A concessionária afirma que o desequilíbrio no preço da passagem tem causado sérias dificuldades financeiras, tendo que recorrer inclusive a empréstimos bancários para pagar salários.

O juiz Marcus Caminhas Fasciani acolheu parcialmente os argumentos da empresa e concedeu liminar estipulando prazo de 10 dias para que o prefeito Luís Eduardo Falcão publique decreto autorizando o reajuste no preço da passagem. Ao ser notificada na manhã desta segunda-feira (08), a Administração Municipal informou que irá apresentar recurso para não ter que autorizar novo aumento no transporte coletivo.