A Prefeitura Municipal divulgou, na tarde desta segunda-feira (27), o boletim semanal mostrado como está a situação da Covid-19 em Patos de Minas. Foram 21 novos casos confirmados nos últimos 10 dias. Não houve registro de mortes e a ocupação de leitos continua baixa.

De acordo com o boletim semanal, Patos de Minas está agora com 17.866 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 60 estão se recuperando em casa, 17.253 já estão completamente livres do vírus, o que representa uma taxa de cura de 96,58%, e 552 pessoas perderam a vida. A capital do milho está com apenas um patense internado em leito clínico e nenhum em leito de UTI.

De pacientes da cidade e da região, nós estamos com 3 pessoas internadas sendo duas em leitos clínicos e uma em leito de UTI. A ocupação nos hospitais públicos e privados está em 5,13% dos leitos clínicos e 2,22% dos leitos de UTI. Nos hospitais públicos, a ocupação está em 5,26% nos leitos clínicos e 2,78% nos leitos de UTI. A ocupação total está em 36,28%.

De acordo com a Prefeitura Municipal, além de ter atenção aos cuidados para a não disseminação do coronavírus, a população precisa ligar o alerta para a influenza. A Secretaria de Saúde informou que o município vive surto de gripe, tendo a UPA atendido mais de 350 pacientes com sintomas gripais no último fim de semana e mais de 100 pacientes só na manhã de hoje.

Os hospitais privados também estão com elevado número de atendimento a pessoas com sintomas gripais. Vale lembrar que a influenza é contagiosa e pode levar a complicações que decorrem em óbito. A vacina contra a gripe para quem ainda não a recebeu em 2021 está disponível nos postos de saúde de 7h30 às 16h30 e no ginásio 2 do Unipam de 8h às 18h.