Gestantes e puérperas com comorbidades vacinadas em 11/5 com AstraZeneca estão convocadas para completar o esquema de proteção contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (2/8), das 8h às 13h, exclusivamente no antigo Projeto Saci.

Seguindo as orientações da Nota Técnica n⁰ 6/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, esse público receberá a vacina Pfizer/Wyeth. É necessário apresentar documento oficial com foto e CPF, além do cartão constando a primeira dose. As vacinas serão administradas no modelo convencional.

A suspensão da AstraZeneca para imunização de gestantes e puérperas ocorreu após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. A aplicação de 2ª dose de vacina contra a Covid-19 diferente da 1ª, termo chamado de "intercambialidade", de maneira geral, não é recomendado pelo Ministério da Saúde.

No entanto, nestas situações de exceção, em que não é possível administrar a segunda dose com um imunizante do mesmo fabricante, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquela vacina, poderá ser administrada uma de outro fabricante.

O Ministério da Saúde ainda orienta que as pessoas que venham a ser vacinadas com duas vacinas diferentes, fora essas exceções, deverão ser notificadas como um erro de imunização no e-SUS Notifica.