A Prefeitura Municipal de Patos de Minas anunciou nesta segunda-feira (05) que vai adotar a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. Com isso, foram liberadas a venda e consumo de bebidas alcoólicas. Todas as atividades comerciais poderão funcionar.

De acordo com o comunicado, a partir da entrada em vigor da Onda Vermelha, o decreto 5020/2021 perdeu o efeito, não estão mais em vigor. Está permitido o funcionamento de todas as atividades comerciais, desde que sejam seguidos os protocolos da Onda Vermelha.

A comercialização de bebidas alcoólicas, bem como o consumo em estabelecimentos comerciais estão permitidos. A distância linear entre pessoas, mesas e demais deve ser de, no mínimo, 3 metros.

A metragem de referência para medir a limitação de pessoas por ambiente é de 10 m². Para hotéis e atrativos culturais/naturais, como museus e parques, a limitação de capacidade fica restrita a 50% do total.

Deve haver controle de fluxo, limite de uma pessoa por atendente, agendamento, restrição de autoatendimento e aferição de temperatura.