O trânsito de Patos de Minas não agrada ninguém. Além de um tráfego lento, o número de acidentes chama a atenção. Somente nesta semana, dois jovens morreram, um motociclista de 23 anos que bateu em uma árvore na avenida Fátima Porto, e outro motociclista de 21 anos vítima de um acidente com um caminhão no centro da cidade.

Para tentar melhorar essa realidade, a Prefeitura iniciou as tratativas para a elaboração de Plano de Ação Imediata no Trânsito e no Transporte – PAITT. A primeira reunião com a empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, vencedora da licitação para conduzir os estudos, aconteceu na sede administrativa, nessa terça-feira (02). O encontro contou com a presença de gestores da Secretaria Municipal de Trânsito. Foi formada uma comissão composta por engenheiros e arquitetos especialistas na área de mobilidade urbana para fiscalizar o contrato.

O Plano tem como objetivo analisar o trânsito local para propor melhorias, o que será feito por meio de pesquisas relativas ao transporte público (origem/destino) e de contagens volumétricas nas principais vias da cidade dentre outras medidas. A coleta dessas informações determinará as principais zonas de geração e distribuição de viagens, os modais mais utilizados e as principais rotas utilizadas pelos usuários.

Com o resultado em mãos, serão traçadas intervenções para melhora progressiva no fluxo de trânsito de Patos de Minas, tanto para os modais individuais quanto para os modais coletivos, pensando também no transporte não motorizado (pedestres e ciclistas