A Prefeitura Municipal, juntamente com representantes do consórcio Ilumina Patos assinou, na tarde desta terça-feira (11), a ordem de serviço referente a PPP de Iluminação Pública em Patos de Minas. A empresa tem agora até 120 dias para dar início as trocas das lâmpadas convencionais pela iluminação de led. O valor total da parceria gira em torno de R$50 milhões e o contrato é de 13 anos.

De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, as trocas começarão pelo bairro Jardim Quebec. “Nós decidimos começar por lá por se tratar de um bairro mais carente, onde as obras públicas demoram a chegar. A iluminação de led chegará primeiro para os moradores daquela região”, disse o prefeito. Ele ainda disse que a PPP vai transformar as ruas, praças, quadras, parques e demais localidades da zona urbana e rural de Patos de Minas.

A partir de agora, a empresa se firmará no CCO, centro de Comando Operacional. Lá que chegarão as demandas da população referentes a problemas na iluminação. Posteriormente, a empresa irá elaborar um plano para operação e manutenção da iluminação pública e preparação das equipes para assumir o serviço. Toda a troca de luzes por led deverá acontecer no período de 18 meses.


Questionado se a nova iluminação poderá diminuir os custos com a taxa de iluminação pública paga pela população, o prefeito disse que não é possível precisar essa diminuição, mas garantiu que também não sofrerá aumentos. De acordo com a coordenadora da PPP, Lorrane Rezende, a expectativa é de que não haja atrasos na entrega do serviço e que Patos de Minas fique ainda mais bonita e mais segura com a nova iluminação.

Ela ressaltou ainda a importância da transição do serviço. “Agora é um momento em que vamos planejar como vamos assumir a manutenção e os cuidados da iluminação. Nós vamos cuidar de todos os lugares onde não há iluminação e com certeza transformaremos as vias da cidade”, disse ela. Além disso, Lorrane disse também que cada local será tratado de forma diferente. “Nós vamos estudar caso a caso e planejar a melhor forma de atender a cada rua, a cada praça de uma forma que todos fiquem satisfeitos, pois é um serviço que mexe muito com o dia a dia das pessoas”, finalizou.