Os patenses já podem dar sugestões para a elaboração do orçamento de 2022 e do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2022 a 2025. O link para que a população contribua está disponível, e o prazo de preenchimento do formulário é até 3 de setembro.

O Orçamento Participativo (OP) é o processo por meio do qual a população participa de forma direta da aplicação de recursos que serão executados pela administração municipal. Essa é a oportunidade que cada cidadão tem para propor obras ou serviços que atendam à região onde moram.

O PPA, por sua vez, é a principal ferramenta de planejamento de médio prazo que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas da gestão pública, resultando em bens e serviços para a população. O PPA é elaborado para quatro anos, sendo avaliado e revisto anualmente. A participação da sociedade na elaboração desse plano é importante para que sejam conhecidas as necessidades do município e definidas as prioridades de cada área e dos projetos a serem executados.

Apesar da limitação de recursos e de ser necessário avaliar a viabilidade das demandas apresentadas, a contribuição popular é importante para que as peças orçamentárias sejam construídas de forma democrática. Por isso, a Prefeitura de Patos de Minas reforça o convite para que os cidadãos participem e indiquem as necessidades de cada região do município.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas