A Prefeitura de Patos de Minas começou a cumprir exigências do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CODEMA - para recuperar e preservar a Mata do Catingueiro das queimadas. Aceiros estão sendo construídos e a área de preservação está sendo preparada para receber 8 mil mudas de árvores nativas.

A Mata do Catingueiro vem sendo alvo de constantes ataques com queimadas e invasões.  Para amenizar o impacto dos incêndios florestais, servidores das Secretarias de Obras e Agricultura realizam a limpeza dos aceiros que já existem e a construção de novos aceiros. A Mata será dividida em módulos.

Segundo Ivanildo Alves, presidente do CODEMA, a divisão da mata em módulos vai facilitar o combate às queimadas, uma vez que vai permitir que os caminhões entrem no local. Além disso, as "ruas" evitam que o fogo se propague.

Com relação ao reflorestamento, a Copasa vai plantar 8 mil mudas como forma de compensar os danos que ela causa ao meio ambiente. O próximo passo será uma ação para retirar os invasores da mata. Alguns casos poderão parar na Justiça.