Autoridades do município se reuniram na manhã desta segunda-feira (10) no gabinete do Prefeito Luís Eduardo Falcão. Em pauta, os estragos causados pelas chuvas em Patos de Minas e os próximos passos para minimizar os prejuízos. Participam da reunião, o comando da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil entre outras autoridades. O nível do Rio Paranaíba chegou aos 10 metros está manhã.

Durante quase 1h30 de reunião, as autoridades do município discutiram as ações que foram realizadas durante o final de semana e também o que será feito de agora para frente. De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão já tem famílias se abrigando na escola Frei Leopoldo e o Cristavo também está preparado para receber famílias caso necessário. O prefeito explicou também que um auxilio por parte do governo não está descartado.

Além das autoridades civis e militares, todo o secretariado da gestão municipal também participou da reunião. O prefeito ressaltou a união de esforços para que os prejuízos sejam minimizados e novos transtornos sejam evitados.

As chuvas intensas que caem na região de Patos de Minas já causaram muitos estragos. Na zona rural, estradas se tornaram intransitáveis. Nesse final de semana, houve também deslizamentos de terra em estradas de acesso à Areado e o trânsito está interditado. Rodovias asfaltadas, como a LMG 743, entre Carmo do Paranaíba e Quintinos e a MGC 354, entre Patos de Minas e Presidente Olegário também têm trechos de interdição.

As chuvas também provocaram a cheia do Rio Paranaíba. As águas transbordaram e já começam a invadir casas. No bairro Vila Rosa, uma família teve que se mudar durante o dia. Nos fundos do bairro Copacabana, os moradores passaram a noite retirando os móveis da casa que também já está sendo invadida pelas águas.

O prefeito Falcão decretou situação de emergência no município por causada das cheias e dos estragos causados pelas chuvas.