O Prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, anunciou nesta sexta-feira (20) que o consórcio das cidades da região conseguiu uma grande conquista para a área ambiental. O projeto foi idealizado pela CISPAR- Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba - e AMAPAR- Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba.

O Prefeito Falcão destacou que o Aterro Sanitário em Patos de Minas está comprometido com prazo quase esgotado, por isso vem trabalhando com outras frentes para garantir também a destinação correta do lixo. Ele disse que o projeto do CISPAR ficou em 8º lugar no Projeto Lixão Zero do Governo Federal, garantindo R$ 16 milhões para construção da usina de reciclagem.

Falcão ressaltou que o Prefeito Adílio Alex dos Reis de Guimarânia já vinha trabalhando nesse sentido e foi um dos grandes responsáveis pela conquista. A usina será instalada em Patos de Minas e receberá resíduos de outras cidades da região. O prefeito patense destacou este avanço na questão ambiental e que poderá também gerar energia. “Como cidade polo, Patos de Minas tem que ter o que há de mais moderno. A cidade é referência e espera ter mais notícia boa”, ressaltou.

A usina

No dia 18 de junho, o representante da empresa alemã Dialld participou do encontro na AMAPAR para falar sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos, com a criação de aterro sanitário e usina de reciclagem. Os prefeitos também debateram a participação do CISPAR no edital lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e Governo de Minas, pelo programa Lixão Zero.