Prefeito da UFU, professor Renato Alves Pereira.

O prefeito universitário da UFU, professor Renato Alves Pereira, concedeu uma entrevista na tarde desta terça-feira (29) no Campus da UFU de Patos de Minas para falar sobre o funcionamento da universidade na cidade. Ele anunciou a contratação de novos professores e agentes administrativos e garantiu que a faculdade ficará na cidade.

O prefeito anunciou a contratação de 20 novos professores que começarão a trabalhar já no próximo semestre em Patos de Minas. Ele também anunciou a vinda de 13 novos agentes administrativos para atuarem na secretaria do campus. Com relação ao próximo vestibular, ele informou que o processo seletivo já está confirmado.

Serão mais 90 vagas para os 3 cursos que funcionam no prédio da antiga prefeitura. Ao todo, serão 270 universitários da UFU em Patos de Minas no primeiro semestre de 2012.

Ao responder sobre a permanência da UFU em Patos de Minas, o prefeito foi categórico. Ele falou que não há qualquer possibilidade de a universidade sair da cidade. Ele contou que a escolha foi feita por um conselho com mais de cem pessoas e que a permanência na cidade é algo indiscutível. E informou que a intenção dos administradores da universidade é mesmo expandir para outras cidades. Paracatu e Araguari foram citadas e podem ser as próximas agraciadas com a universidade federal.

Ele informou que a UFU está preocupada apenas com os recursos para a construção do campus em Patos de Minas, já que a decisão judicial impede sua aplicação. O professor contou que os cerca de R$15 milhões estão no orçamento deste ano e, caso não seja prolatada nova sentença até 31 de dezembro, a UFU terá que negociar com o governo federal para que os recursos fiquem disponíveis para 2012.

Renato Alves, autoridade responsável pela infraestrutura dos campi da UFU, informou que a Advocacia Geral da União-AGU já recorreu da decisão judicial que impede a construção do prédio de 6 mil m² na região dos 30 Paus. Ele confia que a decisão saia ainda este ano.

Autor: Farley Júnio