O prefeito Luís Eduardo Falcão assinou, na manhã desta quinta-feira (23), um termo de adesão ao Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, o Descubra. O objetivo é oferecer oportunidades de emprego para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto já existe em outras cidades e vem apresentando resultados significativos.

De acordo com o Procurador do Ministério do Trabalho, Rodney Lucas Vieira, esse é um programa que permite que o adolescente que comete atos infracionais tenha a oportunidade de se inserir na sociedade novamente com ofertas de trabalhos e cursos profissionalizantes. Segundo ele, os adolescentes cumprem a medida socioeducativa e quando saem voltam a cometer atos ilícitos por não receberem oportunidades de emprego.


Além disso, ele ressaltou que o estado precisa garantir a esses adolescentes condições para que eles não voltem a cometer atos ilícitos. O prefeito Luís Eduardo falcão disse que o Descubra é um grande projeto e de extrema importância para a sociedade. Segundo ele, a ideia é criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e criando espaços efetivos de integração social e educacional para os adolescentes e jovens que integram o público prioritário do programa.


A secretaria de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen, disse que o programa vai de encontro com o Promam 5.0 que está sendo estudado pela Prefeitura Municipal. Além de dar oportunidade para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o programa faz com que eles não voltem mais a cometer crimes. Segundo ela, a secretaria segue empenhada para os próximo0s passos do projeto e espera que Patos de Minas seja mais uma cidade em que o Descubra é sucesso.


Hoje foi a assinatura do termo de adesão. A expectativa é de que o projeto já comece a funcionar a partir do primeiro mês de 2023.