O prefeito Luís Eduardo Falcão assinou, na manhã desta quinta-feira (23), um termo de adesão ao Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, o Descubra. O objetivo é oferecer oportunidades de emprego para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto já existe em outras cidades e vem apresentando resultados significativos.
De acordo com o Procurador do Ministério do Trabalho, Rodney Lucas Vieira, esse é um programa que permite que o adolescente que comete atos infracionais tenha a oportunidade de se inserir na sociedade novamente com ofertas de trabalhos e cursos profissionalizantes. Segundo ele, os adolescentes cumprem a medida socioeducativa e quando saem voltam a cometer atos ilícitos por não receberem oportunidades de emprego.
Além disso, ele ressaltou que o estado precisa garantir a esses adolescentes condições para que eles não voltem a cometer atos ilícitos. O prefeito Luís Eduardo falcão disse que o Descubra é um grande projeto e de extrema importância para a sociedade. Segundo ele, a ideia é criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e criando espaços efetivos de integração social e educacional para os adolescentes e jovens que integram o público prioritário do programa.
A secretaria de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen, disse que o programa vai de encontro com o Promam 5.0 que está sendo estudado pela Prefeitura Municipal. Além de dar oportunidade para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o programa faz com que eles não voltem mais a cometer crimes. Segundo ela, a secretaria segue empenhada para os próximo0s passos do projeto e espera que Patos de Minas seja mais uma cidade em que o Descubra é sucesso.
Hoje foi a assinatura do termo de adesão. A expectativa é de que o projeto já comece a funcionar a partir do primeiro mês de 2023.
O Alienista
24/06/2022 09:19Acreditar nas pessoas e dar oportunidades é nobre, porém perigoso! Tive oportunidade de faze-lo, mais de uma vez, infelizmente não deu muito certo. Nas duas vezes acabram por retonar ao presídio. Promessa de emprego não recupera ninguém, na maioria dos casos, quando esses jovens chegam a serem internados foi pela pratica reiterada de " atos infracionais", ou seja crimes, de maior ou menor gravidade. Com tudo foram atos repetidos e insistentes, raramente eles são conduzidos a internação pela prática de um unico ato. ISSO PARA MIM É FAZER GRACINHA COM DINHEIRO DOS OUTROS, OU O ESTADO PREOCUPA SE COM BOA EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA. OU FICAREMOS AI FAZENDO DE CONTAS QUE TOMAMOS ATITUDES PARA RESOLVER O PROBLEMA.
Alitta
24/06/2022 07:23Patos esta de parabéns com o nosso prefeito falcão ,sempre trazendo para a nossa cidade,coisas boas.Deus o proteja e ilumine para que sempre governe nossa cidade 👏👏👏
Vergonha
23/06/2022 23:16Esse projeto é de uma Associação. A associação apresentou o projeto a secretária Jorgiane ela prometeu ajuda e nunca mais voltou para ajuda Los. Como a um velho ditado NADA SE CRIA TUDO SE COPIA
SÉRGIO NOVA FLORESTA
23/06/2022 21:26TEM QUE SABER SE ESTES ADOLESCENTES QUEREM TRABALHAR OU VIVER AS CUSTAS DO PAPAI E MAMÃE, ENQUANTO ISSO ESTAMOS AQUI NA SANTA CASA AGUARDANDO POR CIRURGIA NO REGIONAL TEMOS UM SENHOR COM 83 ANOS A QUASE 2 MESES NA ENFERMARIA ORTOPÉDICA, TENHO CERTESA SE FOSSE PARENTE DE UM VERIADOR OU UMA PESSOA INFLUENTE JA TERIAM RESOLVIDO O PROBLEMA ENQUANTO ISSO A PREFEITURA SE PREOCUPANDO COM COISAS PEQUENAS O FUNCIONALISMO FOLGANDO BASTANTE E OS VERIADORES GANHANDO UM OTIMO SALÁRIO" ISTO É UMA VERGONHA ".
Salve o português
23/06/2022 18:48- Procurador do Ministério PÚBLICO do Trabalho -O programa vai AO encontro e não de encontro
Razão...
23/06/2022 16:27Isso só serve para isso ai!!! Gerar notícias e sair nos noticiários... Nada mais.... Politicagem... Quer gerar empregos de verdade??? Traz empresas para Patos... Cria se incentivos para trazer empresas para a cidades... Esse tipo de iniciativa ai é enganação.... Faz se um cadastramento de jovens e não tem local de emprego para eles!!! Repito: Tem que correr atraz de vagas de emprego, ou seja: trazer empresas para Patos de Minas... É a maneira criar emprego de forma real para a população... O governador vai levar uma fábrica de aviões para a cidade dele e para Patos vai mandar um negócio para manipular lixo.. Cadê o prestígio dos políticos da cidade com esse apoio sem retorno que dão ao governador???
Jacinto
23/06/2022 15:36A prefeitura só aderem a projetos para jovens infratores e em vulnerabilidade financeira e não a todos os na mesma faixa etária, é por isso que os projetos nunca vão pra frente por falta de alunos, pois infelizmente boa parte deles não querem nada da vida. Mas se vocês acham que este é o caminho, continuem, mas ainda acredito que, um projeto a todos os adolescentes seria mais interessante.
Show
23/06/2022 14:11Muito bom.