A Prefeitura de Patos de Minas realizou, na manhã desta terça-feira (30), a entrega da sede do Samu Regional e também do Centro Municipal de Material Esterilizado. O prédio onde antigamente funcionada o mini hospital, agora irá abrigar o sistema integrado do Samu e também servidores da Secretaria de Saúde do município. Embora o prédio tenha sido entregue hoje, a implantação do Samu Regional só ocorrerá após as eleições.

Toda a estrutura do prédio foi revitalizada para receber os novos ocupantes. De acordo com os responsáveis o local recebeu toda a troca da fiação, parte elétrica, pintura, telhado entre outras reformas. De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, esse é um avanço extremamente significativo para Patos de Minas e toda a região. “Nós por exemplo não vamos mais ter três ambulâncias do Samu, vamos ter cinco, a região vai poder contar com ambulâncias também e isso é um grande marco”, disse ele.

Além disso, o prefeito também ressaltou a importância do Samu regional para que o município volte a receber credenciamentos como o serviço de cardiologia que hoje está em São Sebastião do Paraíso. Sobre os atuais servidores do Samu, o prefeito disse que eles serão tratados com todo respeito e não haverá perda salarial, mas disse também que eles serão realocados para outros setores da secretaria de saúde do município.

O prédio foi entregue hoje, mas a expectativa é de que o serviço comece a funcionar apenas após as eleições. Além do Samu regional, o prédio também vai abrigar o Centro Municipal de Material Esterilizado. De acordo com a secretária de saúde, Ana Carolina Caixeta Magalhães, isso irá permitir que os materiais utilizados nos hospitais e unidades de saúde possam ser esterilizados em um só lugar.

Os materiais de esterilização já estão no prédio e a secretária comemorou o avanço. “As esterilizações estavam acontecendo em locais distintos e isso nos dava bastante trabalho, agora além de cortar gastos nós também vamos otimizar o tempo", disse ela.