O prédio Palácio dos Cristais, antiga Prefeitura de Patos de Minas, passou por algumas adaptações para receber os estudantes, neste segundo semestre letivo, que começa na segunda-feira (29/9). No local ficam a Biblioteca, salas de professores, Centro de Tecnologia da Informação (CTI), almoxarifado, Prefeitura Universitária, assistência social e psicológica.

A Biblioteca, que possui um acervo de 2.200 exemplares, foi readaptada e passa a concentrar todos os atendimentos - acervo, sala de estudos e terminais de computadores - em um só local, antes distribuídos nos diversos andares do prédio. Os ambientes são separados por divisórias. "A partir desta reforma, passamos a ter mais contato com os alunos que estudam no prédio do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Ficamos, ainda, com mais espaço, conforto e acessibilidade", explica Joilsa Oliveira, bibliotecária.

O Centro de Tecnologia da Informação (CTI), que fica no mesmo prédio, foi redimensionado. Os técnicos, que antes trabalhavam na mesma sala em que ficavam os equipamentos, ganharam um espaço à parte. "Melhorou o rendimento e conforto", explica Guilherme Antônio, técnico em tecnologia da informação.

Além da adequação do espaço do prédio, foi refeita a parte elétrica, foram trocados os pisos de algumas salas e houve reforma do telhado.

Laboratório

Na terça-feira (23/9), o prefeito universitário da UFU, professor Reges Eduardo Franco Teodoro; a presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Adequação dos Laboratórios, professora Fernanda Rezende; o diretor de logística, Wesley Marques; e o diretor do CTI, professor Pedro Frosi, visitaram as obras de reforma e adaptação do imóvel que vai abrigar os laboratórios de pesquisa e ensino do Campus Patos de Minas.

O prédio de cinco pavimentos está passando por adaptações e recebendo bancadas e divisórias. De acordo com a professora Fernanda Rezende, "a obra, que começou em maio, está em fase de conclusão. Vai atender as expectativas e suprir nossas necessidades. A previsão de entrega é início de novembro. Na sequência faremos as instalações dos equipamentos que já foram adquiridos". Ainda de acordo com a professora, a aquisição do mobiliário está sendo finalizada pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplad).

No edifício de 1.800m² serão instalados cerca de 20 laboratórios, salas de professores e técnicos, espaço para videoconferência e ainda está previsto um local destinado ao Diretório Acadêmico (DA) César Lattes, que atenderá os três cursos de graduação, oferecidos pela UFU em Patos de Minas: Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Biotecnologia.

Reinício das obras do campus

A data para reinício da construção do campus definitivo da UFU em Patos de Minas continua sendo estudado. O terreno já foi doado e o projeto para a construção já está pronto, basta uma negociação entre a empresa que executará a obra e a universidade para retomada da construção. A empresa vencedora da licitação se manifestou otimista com o reinício da construção. A direção da UFU está analisando o projeto.

Videoconferência

O laboratório vai abrigar também uma sala que permitirá a realização de videoconferências. Segundo Pedro Frosi, os equipamentos já chegaram e "assim que forem liberados o espaço físico e a rede de dados, o serviço será disponibilizado". Desta forma, a exemplo dos demais campi, Patos de Minas estará interligado por meio do sistema. De acordo com a professora Elise Saraiva, do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, "com a videoconferência poderemos resolver pendências daqui mesmo, sem ter que viajarmos. Vai facilitar também a troca de informações com pesquisadores de outras universidades. Teremos mais agilidade e comodidade", ressalta.
No Campus Patos de Minas há 43 professores, 34 técnicos e 487 alunos nos cursos de Engenharia de Alimentos, Bioteconologia e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações.

Fonte: UFU