Reunião Câmara Municipal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Os candidatos que pretendem disputar as eleições municipais deste ano devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pela nova legislação eleitoral. Amanhã, sexta-feira (18), é o último dia para aquelas pessoas que ocupam cargos eletivos mudarem de um partido para outro. Em Patos de Minas, a Câmara Municipal deverá sofrer grandes mudanças na composição partidária.

Os últimos dias foram de muita conversa entre dirigentes partidários e vereadores em Patos de Minas. Quem vai disputar a reeleição procura o melhor partido, para não correr o risco de ser bem votado e não ser eleito em decorrência da legenda. Para as eleições municipais de 2016, a expectativa é de que sejam necessários 5 mil votos para eleger um vereador. É por causa da legenda que os candidatos chamados bons de voto são tão assediados. Nem todos serão eleitos, mas vão ajudar na legenda do partido.

Dos 17 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Patos de Minas, pelo menos seis deverão mudar de partido até esta sexta-feira (18). O radialista Lindomar Tavares já adiantou que não vai permanecer no PR. Ele não confirmou o destino, mas a expectativa é de que o vereador se abrigue no PTB. Outro que deixou o PR foi o vereador Lázaro Borges, que deverá se filiar ao PRB.

Outro partido que deverá sofrer com as mudanças é o PP. O Partido Progressista de Patos de Minas possui atualmente três vereadores eleitos e poderá terminar a semana sem nenhum. Otaviano Marques, Vicente da Prefeitura e Tonhão da Copasa conversam com outras legendas para não correrem riscos nas eleições.

Outros partidos, como Democratas, PMDB, PV e PT, também poderão sofrer mudanças até esta sexta-feira (18). Esse é o último prazo de troca de partido para as pessoas que já ocupam cargos eletivos, como os vereadores. Para as demais pessoas que pretendem se candidatar nas próximas eleições, o prazo para estar filiado a um partido político é 02 de abril.

As mudanças acontecem também nas cidades da região. Em Carmo do Paranaíba, o PMDB ganhou dois novos vereadores com as filiações do Dr. Ciro Cardoso e do Júlio do Sindicato.

O vereador Júlio do Sindicato, o mais votado de Carmo do Paranaíba nas últimas duas eleições "o mais votado da história de Carmo" e o mais votado do país proporcionalmente onde atingiu 15% dos votos, um dos maiores líderes do PT da região, agora compõe o PMDB de Carmo do Paranaíba, que passa ser o maior partido na câmara com cinco vereadores.

Júlio afirma que foi convidado pelo PMDB, local, e já havia sido convidado a filiar a um ano,  e que foi uma forma de reforçar a oposição local, e que os principais motivadores para sua mudança, foi o presidente do PMDB de Patos Oscar Faria, O vereador Silas de Carmo, o líder do PMDB de Lagoa Formosa ex-prefeito DIDI, o Vice Governador Antônio Andrade, o Deputado/secretario Savio Souza Cruz, pessoas que são do PMDB e que me ajudaram a desenvolver este projeto de mudança.

Dentro do PT conseguiu conquistar inúmeras obras importantes para Carmo, e deixa seu imenso agradecimento ao PT carmense na pessoa do Presidente Ismar.

Autor: Farley Rocha