Pão de sal, bolo e pão de queijo são alimentos fundamentais para os patenses que frequentam diariamente as padarias da cidade. No entanto, uma padaria em Patos de Minas recebeu uma visita mais que inesperada na noite dessa quarta-feira (19). Um porco-espinho entrou no comércio e chegou a ir até as vitrines. O Corpo de Bombeiros foi acionado e capturou o animal sem ferimentos.

A visita incomum aconteceu na Rua Octávio Borges, no Bairro Caiçaras. Imagens mostram o animal no corrimão do comércio e até ficando de pé nas vidraças. Os comerciantes tentam capturá-lo com balaio, mas ele escapa. O Corpo de Bombeiros é acionado e, com equipamentos de segurança próprios, conseguem prendê-lo no latão para que seja solto em seu hábitat natural.

O porco-espinho apesar de parecer agressivo devido o pelo carregado de espinhos, mas na verdade é pouco ofensivo. A defesa natural só atinge quem tenta agredi-lo ou encosta no animal, não sendo lançados às pessoas como sugerem desenhos animados. De acordo com o Brasil Escola, o porco-espinho é uma espécie de mamífero que apresenta corpo recoberto por estruturas pontiagudas, as quais são denominadas popularmente “espinhos”. Os espinhos desses animais são utilizados para a sua defesa contra predadores, soltando-se facilmente do corpo assim que tocados. Essa é uma importante adaptação, uma vez que os porcos-espinhos são animais relativamente lentos. Os porcos-espinhos são encontrados em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil. Os porcos-espinhos alimentam-se, principalmente, de material vegetal, estando incluídos em sua dieta folhas, caules, raízes, sementes, flores e frutos.