Os policiais penais que compõem o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) das cidades de Patos de Minas, Patrocínio e Carmo do Paranaíba concluíram no sábado (12) um curso teórico e prático de alinhamento de procedimentos. O treinamento teve como objetivo preparar os agentes que fazem parte da 10ª Região Integrada de Segurança Pública a como agir em situações críticas, como motins e rebeliões no sistema prisional.

As aulas foram ministradas pelas equipes do Comando de Operações Especiais (Cope), sob coordenação do Gabinete do Secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco. Entre as disciplinas oferecidas, estavam aulas sobre temas como ética, uso diferenciado da força, abuso de autoridade, imobilização, algemação, entrada tática, instrumentos de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, além de treinamentos físicos.

Uma das novidades dessa atualização profissional foi a realização de aulas de uso tático de fuzil de assalto e pistola semiautomática. O curso teve duração de seis dias, com carga horária de 80 horas.

Ao todo, 777 policiais penais que fazem parte do GIR farão este treinamento em todo o Estado. A previsão é que o curso de reciclagem, que iniciou no Norte de Minas, aconteça de forma alternada e termine no mês de julho, com a capacitação de todos os policiais penais que fazem parte deste grupamento.

O Grupamento de Intervenção Rápida atua em eventos como motins no sistema prisional, com a missão de realizar a primeira intervenção tática dentro das unidades, dando suporte às equipes locais. Em ocasiões ainda mais delicadas, como em rebeliões - cenário em que são feitos reféns -, há ainda a atuação do Cope do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).