O 15º BPM está reforçando as ações preventivas que realiza diariamente nas escolas de Patos de Minas. O trabalho é feito nas escolas das redes municipal e estadual e também nos colégios particulares, com diversas atividades.
O patrulhamento preventivo abrange a entrada e saída dos alunos, a interação com pais, professores e alunos, por meio de programas, como o Proerd, ou no patrulhamento escolar, que é realizado diariamente pelas viaturas policiais.
“Estamos atentos às denúncias, verificando e monitorando as informações que circulam na internet e redes sociais. Tudo é verificado e acompanhado”, comunicou a Polícia Militar. Pais, educadores e alunos em trabalho conjunto com a Polícia Militar promovem a segurança em nossas escolas, promovendo um ambiente de tranquilidade e paz.
Se receber uma notícia, repasse a PM, pelo 190, nas Unidades da PMMG ou diretamente a um policial. Esta é a forma mais eficaz de verificar a veracidade das informações. Não divulgue, não propague, não colabore com notícias infundadas ou falsas.
Esta semana, uma notícia falsa de que havia uma pessoa mascarada rondando uma escola em São Gotardo causou um grande tumultuo, que poderia ter terminado em tragédia. Pais e pessoas da comunidade se armaram com facas e facões e foram para o local defender as crianças.
Outras medidas
Na quarta-feira (12/4), o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, anunciaram um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes. A medida foi informada durante vistoria à Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma das 2,5 mil escolas estaduais que já contam com sistema de segurança por videomonitoramento em Minas. Desde 2022, já foram investidos R$ 48 milhões para que todas as escolas da rede estadual instalem sistema de segurança por videomonitoramento e alarme.
Na última segunda-feira, o Governo de Minas, a SEE/MG e a Polícia Militar também criaram o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar, envolvendo ainda representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime) e do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep).
O objetivo do órgão é definir um fluxo a ser seguido pelos gestores escolares em casos de ocorrência de violência ou ameaças. Os diretores das escolas deverão notificar os casos de violência às Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que por sua vez comunicarão a seção de planejamento operacional regional da Polícia Militar
Além disso, nessa semana, o governo anunciou a entrega de 127 novas viaturas para fortalecimento da rede de proteção a unidades de ensino de 88 municípios mineiros.
Também serão criadas redes de proteção das escolas na internet, sendo os diretores de escolas públicas e particulares terão contato direto com a polícia.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]