No dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 17 anos de vigência. Com ela, o país obteve avanços importantes na prevenção e combate à violência contra a mulher, mas os casos de agressão continuam acontecendo. Por isso, o mês de agosto é dedicado à prevenção e combate à violência doméstica.

Na manhã desta terça-feira (01), a Polícia Militar lançou a Campanha Agosto Lilás, uma ação direcionada para conter a violência contra a mulher. A iniciativa irá promover um intenso trabalho de conscientização e repressão aos vários tipos de violência doméstica. De acordo com a Tenente Driely, a PPVD, Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, realiza visitas cotidianas em locais onde já houve ou há o risco de acontecer algum tipo de violência.

Ela ressaltou que a PPVD vem trabalhando arduamente no combate à violência doméstica e frisou que em briga de marido e mulher se mete a colher sim. Ainda segundo a oficial, é de extrema importância que as pessoas denunciem ao presenciar ou suspeitar de qualquer ato de violência. “Nós temos os nossos canais de comunicação e as pessoas podem entrar em contato conosco tanto pelo 190, 181 ou pelos canais de atendimento à mulher” disse ela.

De acordo com dados da Agência Brasil de março desse ano, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas no país. Isso significa que em um dia pelo menos 6 mulheres passam por algum tipo de violência doméstica. No mês esse número é ainda mais assustador, 180 mulheres sofrem se considerarmos um mês com 30 dias.